Vamos desvendar o mito do sorvete sem adição de açúcar!
Seguramente, sabemos que o açúcar causa muitos problemas relacionados a várias doenças, como obesidade, diabetes tipo 2, gordura no fígado e muitas outras.
Ultimamente, vários ‘chefs’ têm divulgado cada vez mais vídeos falando sobre sorvetes sem açúcar, sorvete sem adição de açúcar, ou outros tipos de produtos como panquecas, tortas variadas, etc.
Pessoalmente, devido à minha forma mentis (maneira de pensar), antes de comprar algo ou acreditar nesses vídeos, sempre faço perguntas ou busco informações sobre o assunto, especialmente se me interessa.
Vejo que nos últimos anos, as pessoas acreditam no que esses vídeos dizem sem nenhuma informação ou apresentação com fundamentos científicos. Ou seja, até uma criança de cinco anos pode falar sobre assuntos importantes e perigosos, bastando ter a famosa ‘REFERÊNCIA’.
Mas vamos esclarecer um pouco sobre o assunto dos famosos sorvetes “sem açúcar”.
O que é um produto sem açúcar?
De acordo com a RDC n. 54/2012, as características de um produto sem açúcar são:
Não contém açúcar:
O PRODUTO CONTEM MÁXIMO 0,5 GRAMAS DE AÇÚCARES POR 100 G OU 100 ML EM PRATOS PREPARADOS CONFORME O CASO. POR PORÇÃO.
Sem adição de açúcar significa:
- O ALIMENTO NÃO PODE CONTER:
1.1. AÇÚCARES ADICIONADOS;
1.2. INGREDIENTES QUE CONTENHAM AÇÚCARES ADICIONADOS; E
1.3. INGREDIENTES QUE CONTENHAM NATURALMENTE AÇÚCARES E QUE SEJAM ADICIONADOS AOS ALIMENTOS COMO SUBSTITUTOS DOS AÇÚCARES PARA FORNECER SABOR DOCE.
- NÃO É UTILIZADO NENHUM MÉTODO DURANTE O PROCESSAMENTO, TAL COMO O USO DE ENZIMAS, QUE POSSA AUMENTAR O CONTEÚDO DE AÇÚCARES NO PRODUTO FINAL.
- O ALIMENTO DE REFERÊNCIA NORMALMENTE É ELABORADO COM AÇÚCARES ADICIONADOS.
De acordo com a legislação, acho que a lei não deixa nenhuma dúvida, ou sim?
Atualmente, seguindo as tendências do momento, esses sorvetes ou produtos publicizados como sem açúcar ou sem adição de açúcar utilizam como adoçantes xarope de tâmara (o mais na moda) ou outros tipos de xaropes como melaço, mel de cacau, xarope de agave, maçã em pó e, nos piores casos, frutose, etc.
Mas o que temos dentro do xarope de tâmaras?
Vamos ver a sua composição nutricional:
Carboidratos?
Mas os carboidratos podem significar muitas coisas; será que são açúcares? Infelizmente, a resposta é sim. Da mesma forma, se verificarmos os valores nutricionais do melaço, do xarope de agave e de todos esses tipos de xaropes no mercado usados como adoçantes, veremos que o conteúdo deles é basicamente água e açúcares.
Então, onde está o “SORVETE SEM AÇÚCAR”/ “SORVETE SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR”? A verdade é que o sem açúcar, especialmente no mundo do sorvete, praticamente não existe, exceto em algumas raras exceções. No entanto, duvido que alguém que não entenda o que realmente significa “sem açúcar” seja capaz de criar uma receita dessas.
Da mesma forma, fazer sorvete sem adição de açúcar não é nada fácil, especialmente para quem não tem conhecimento sobre sorvetes. Por isso, aconselho ter muito cuidado com quem você ouve ao decidir seguir esse caminho, pois já temos falsos profetas e gurus suficientes por aí.
Referencias:
Food Safety Brazil
ANVISA – Perguntas e respostas sobre rotulagem nutricional
Ministério da Saúde – MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA
Link